22 de julho de 2018

O poder de Aprender e Ensinar


Todos nascemos com nossa memória preparada para absorver conhecimento. Cada ação do nosso cotidiano precisa ser aprendida, mesmo que com o tempo se torne apenas um movimento involuntário. Em determinados momento fazemos coisas, mas estamos com os pensamentos em outro lugar. É exatamente o aprendizado que nos permite fazer algo mesmo sem ter que analisar cuidadosamente as instruções cada vez que a repetimos.

A incrível capacidade de aprender, por si só, existe em diversas outras espécies. O que realmente nos diferencia é a capacidade de ensinar os mais diversos assuntos. A habilidade de transmitir conhecimento de forma organizada nos fez crescer e acumulá-lo através de gerações. A soma do trabalho de muitas pessoas, ao longo do tempo, nos trouxe ao ponto em que estamos e certamente nos levará muito mais longe, pois há muito ainda para aprender e ensinar.

Se o conhecimento já foi algo raro e restrito, hoje ele está cada vez mais disponível e acessível a quem tiver interesse em adquirir. Particularmente penso que existe uma carga enorme de conhecimento que pode ser absorvido por conta própria, porém existem outros que dependem das pessoas para serem transmitidos. Parte disso é o que chamamos de cultura ou tradição, mas existe uma outra parte que depende da vivência para experimentar as mais diversas situações.

Acredito muito na ideia de que as pessoas ficam boas em algo após 3 anos executando o trabalho. Sem dúvida, existentes casos que levam menos tempo ou até mais, esta é apenas uma percepção minha do desempenho de diversos profissionais quando se deparam com novas atribuições.

A arte de ensinar é para poucos, pois exige didática, além de disposição e vontade. Se para ensinar, o conhecimento é condição imprescindível, ter prazer em ver o sucesso de quem aprende também me parece. Não existe regras nem barreiras neste universo, onde até as mais pequenas coisas podem ser ensinadas para uma criança ou até mesmo os mais complicados conceitos à alguém muito à frente.

As pessoas precisam ser orientadas e não dificilmente encontramos gênios que foram guiados por outras pessoas excepcionais. Existem diversos exemplos na história de pessoas com notável conhecimento que ensinaram outras que vieram a se destacar no futuro. No mundo das finanças, Benjamin Graham contribuiu muito com o aprendizado de Warren Buffet. É difícil dizer o tamanho da influência de um na vida do outro, talvez eles mesmos não soubessem dizer, mas é fato que nos moldamos pelos que nos cercam.

Não há ninguém que não tenha nada para aprender ou ensinar. Note que existem crianças de 6 anos ensinando os pequenos de 4 anos, portanto não se ponha limites. Aproveite seu tempo e tenha prazer em perceber pessoas ao seu redor crescendo com seu conhecimento. Faça um teste e perceberá que no fim das contas quem mais aprende é quem se presta a orientar os outros. Na via contrária, não se intimide em dizer que não sabe algo e peça para que alguém lhe ajude. Esqueça idade ou formação, o conhecimento deve fluir de forma natural entre as pessoas. Afinal, por que seguir tentando ao custo de erros e acertos se temos pessoas ao nosso redor que já passaram pela mesma situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário