3 de janeiro de 2021

Relatório de DEZ/20 - Acima das Expectativas


O fim do ano traz um boa dose de reflexão sobre aquilo que passamos durante o mesmo. Começamos 2020 bastante otimistas após um bom rali na bolsa, mas formos surpreendidos pela pandemia que fez com que o mundo parasse. Com os investimentos não foi diferente e por diversos momentos vimos os investimentos com grandes quedas. 

Felizmente, ao final do ano, fechamos muito próximos ao recorde anterior. Por um lado foi um grande alívio recuperar o que foi perdido, mas também não podemos esquecer que a bolsa pouco se moveu se olharmos em uma base anual.

Falando das minhas expectativas, acho que as grandes frustrações ficaram em 3 pontos:

1 - Tive uma grande perda com fundos de ações. Os fundos de modo geral caem mais nas crises do que os ativos que representam. Os saques em massa fazem com que sejam obrigados a desfazer as posições, o que os leva a algum tipo de prejuízo. Moral da história, não devo mais me expor a fundos de qualquer natureza, exceto na previdência privada, onde sou obrigado.

2 - As ações de bancos caíram no ano e foram o grande desfalque da bolsa. Há uma grande expectativa de que as fintechs venham a roubar seus clientes e esse processo pode ser mais rápido do que se imagina. Tenho uma boa exposição a BBAS3 e ITSA4 e isto limitou muito a minha recuperação.

3 - Durante a queda na pandemia eu comprei um bom valor em bolsa com valores razoavelmente baixos. Infelizmente me pus pessimista e achei que as coisas pudessem piorar e vendi as posições. Mesmo que não tenha perdido, tenho a sensação de que deveria ter seguido a risca minha estratégia e perdi uma grande oportunidade de ganhos.

Meu patrimônio ao final do ano ficou abaixo do que eu imaginava, mas ainda assim, consegui chegar a R$ 1,2MM, muito próximo dos meus objetivos iniciais, mas principalmente pelas economias que consegui fazer em razão do isolamento social.

Veja abaixo um resumos dos meus investimentos em DEZ/20.

Renda Variável

FIIs: seguem sendo uma ótima opção para renda passiva, apesar de eu achar que a construção de patrimônio não são a melhor opção. Para quem não tem imóveis e quer se expor ao setor, me parece uma ótima opção. Tenho tido um boa experiência com 6% de juros anuais, somados a uma valorização de 2% das cotas ao ano.


Ações: tivemos uma grande recuperação no fim do ano que é até difícil de acreditar. Em razão disso, temos que estar atentos a possíveis quedas em 2021. Gostaria muito de ver a bolsa brasileira em 140.000 pontos, o que daria um bela valorização em relação aos valores atuais. Continuo apostando em ações mais defensivas e boas pagadoras de dividendos.

Ações em USD: sem alterações, sigo com exposição em EWZ, GOOGL, VGT e XP.

Fundos de Ações: sigo exposto em fundos de ações apenas em razão do benefício de fazê-lo através de previdência privada.

Renda Fixa

TD Selic: mantenho aqui um bom valor para emergências, apesar de saber que hoje o rendimento é negativo, se considerada a inflação. Acredito que o governos brasileiro vai ser obrigado a subir a Selic ao longo de 2021, por isso ficarei na expectativa de que pelo menos se possa empatar esta conta.

TD IPCA: segue sengo uma boa opção acima de 4% e para quem busca um investimento de longo prazo. Sem dúvida alguma uma ótima opção, mas que não traz mais a assimetria tínhamos pouco tempo atrás.

CDBs: uma boa opção para rentabilizar um pouco os valores em renda fixa, para compensar um pouco as perdas do TD Selic. O grande inconveniente está por conta do riscos de se expor a bancos menores.

Debêntures: igual aos CDBs, são uma boa opção com juros acima de 3% para isentas de IR e 4% com IR. O grade ponto aqui é que a maioria no mercado secundário acaba não valendo a pena.

Seguros:

Ouro: sigo com alguma exposição em USD, apesar de ter solicitada o saque de metade da minha posição. Imagino que o dólar possa ceder em 2021 e gostaria de aumentar minha exposição na moeda americana, razão pela qual saquei uma parte.

Para 2021 sigo com altas expectativas, apesar de não estar otimista com as contas brasileiras que seguem com grande déficit. Apesar disso, espero chegar ao final do ano com ao menos R$ 1,45MM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário