3 de fevereiro de 2020

Relatório de JAN/20 - Equilibrando as Forças

Resultado de imagem para firme"

Quando tudo parece estar dando errado, o melhor é manter  controle e seguir a estratégia. O que vimos em janeiro, para alguns, foi um grande alívio a queda da Bovespa, para outros uma grande tragédia. As forças sempre vão se equilibrar, mas este é um daqueles momentos que temos que ser fiéis às nossas convicções, ou seja, esta foi apenas mais uma correção de muitas. De modo geral, torço para a bolsa corrigir mais, de modo a abrir uma boa janela de entrada.

Com relação à minha carteira, aqui preciso colocar 2 pontos. Primeiro, saquei R$ 65.000 do tesouro direto para comprar um apartamento, sendo que a diferença foi paga com FGTS. O segundo ponto se refere a inclusão da previdência privada que tenho e que foi migrada recentemente para a Vitreo. Resolvi incluir este segundo caso nos meus investimentos, pois neste mês passou a estar livre do programa da empresa onde eu trabalhava, o que me permitiu a portabilidade. Estes dois fatores distorcem um pouco a análise da carteira, por isso o registro.

Abaixo um resumo dos meus investimentos:

FIIs: tiveram uma boa recuada em janeiro, mas assim como as ações estavam com os valores muito esticados, principalmente ao valor patrimonial. Na minha opinião, um realização saudável. Acho que é uma boa janela de entrada.

Ações: sigo em stand by com novas compras depois do rali de fim de ano, porém devo me expor em ações através da migração da minha previdência privada. Apesar da correção no mês, o saldo da bolsa no período ainda é positivo.

Fundos de Ações: sigo com o Alaska Black, que não decepciona. Diferente do que observei no post anterior, devo apenas manter a posição atual sem adicionar novos fundos. Com a alocação na previdência da Vítreo, que nada mais é do que um fundo de ações, deixarei este item inalterado.

Previdência Privada (70% Ações): aqui a grande novidade da carteira, onde saíram os fundos multimercado e em seu lugar coloquei a previdência privada da Vitreo que possui 70% em ações. Tenho uma expetativa bastante positiva, pois é um dinheiro de longo prazo e faz todo sentido estar em ações.

TD IPCA e Prefixado: aqui tivemos uma pequena queda no TD IPCA. Sigo achando que vale a pena colocar algum valor nesta opção, pois os juros da Selic, na minha opinião, se manterão em 2020, portanto, as taxas longas ainda tem espaço para cair. Imagino que podem render mais de 20% no ano.

TD Selic: sofreu uma redução em razão da compra do AP que foi parcialmente compensada com a venda dos fundos multimercado. Sigo com a mesma estratégia de sempre, recompor os valores até chegar a 30% da carteira.

Debêntures: sem grandes novidades por aqui, apenas mantendo o que já tenho que gera um ótimo rendimento perante a Selic atual. Além disso, fico na expectativa do que vai acontecer ao longo de 2020 com a RDVT11, na qual zeraram minha cota na XP. Acho que em algum momento algo deve retornar.

CDB/LC: o mesmo caso das aplicações acima. Com a Selic em valores bastante baixos, as opções fora da renda fixa parecem ser mais atrativas. Estou bastante satisfeito com as aplicações que tenho, mas não pretendo fazer novas no curto prazo.

Interactive Brokers: segue sendo um sucesso e grande seguro contra os riscos. Gostaria apenas de ter um pouco mais, para manter em algo próximo a 10% do patrimônio. Sigo com aplicações em EWZ (Bovespa), Bolsa Americana, Ouro e agora também em ações da XP.

De modo geral não foi um bom mês, mas retirando os fatos negativos, ainda teve rendimento positivo em ralação ao mês anterior, portanto não há o que reclamar.

Quanto mais a carteira cresce, mais passiva ela tem se tornado, onde apenas aplico o dinheiro que consigo guardar no mês e faço apenas pequenos balanceamentos.

Seguimos em frente, acreditando em um ótimo 2020.

3 comentários:

  1. Olá. Antes de tudo, obrigado por ser cliente da Vitreo Previdência.

    Sobre sua debênture de RDVT11, lançamos hoje uma iniciativa para buscar um plano diferente da Recuperação Judicial, reunindo outros debenturistas. Saiba mais em: https://lp.vitreo.com.br/journey-rdvt11/ .

    Um abraço,
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida entrarei no fundo para recupera, pelo menos parte da minha cota da RDVT11. Grande iniciativa, parabéns!

      Excluir
  2. I cannot thank Mr Pedro loan service enough and letting people know how grateful I am for all the assistance that you and your team staff have provided and I look forward to recommending friends and family should they need financial advice or assistance @ 2% Rate for Business Loan .Via Contact : .  pedroloanss@gmail.com.

    ResponderExcluir