12 de julho de 2019

Não se Limite


A corrida da vida começa igual para todos e a cada dia nascem pessoas que iniciam sua jornada do zero. Pessoas comuns que terão que aprender tudo, até mesmo a andar e falar. Pense no que você já passou, viveu, aprendeu e se esforçou ao longo da sua vida. Certamente não foi fácil chegar até este momento e muito menos seria começar tudo de novo. 

Fico pensando às vezes que, pessoas que ainda não nasceram terão grande sucesso e ficarão milionários. Estas mesmas pessoas vão competir com você e comigo e mesmo em grande desvantagem, podem nos ultrapassar facilmente. Mas afinal, o que eles farão diferente de todos nós?

Mesmo que o mundo tenha mudado e que as exigências sejam cada dia maiores, estas são regras que valem para você, mas também para todos que te cercam, ou seja, está dificil para todos.

Apesar das grandes exigências, o acesso a informação está cada dia mais fácil. Os smartphones criaram algo realmente maravilhoso, pois além do acesso a informação, muitas vezes gratuita, você pode acessá-la em qualquer lugar. Ter acesso a conteudo de forma ilimitada nos dá tantas opções que temos que escolher quais queremos.

Passamos de um modelo em que antes era fácil apontar as vantagens de quem estava em um grande centro ou com acesso as melhores opções de estudo, para outro onde a vontade e determinação são tão importantes quanto. Depende muito mais de você mesmo buscar o conteudo e se aprofundar. Esta responsabilidade pesa sobre os nossos ombros, uma vez que nos permite sermos o que quisermos. Então afinal, o que te limita, além de você mesmo?

Se pergunte por não buscou a melhor faculdade do mundo na sua área. Se não a melhor do mundo, ao menos do seu país ou estado. O que te impede de sonhar grande? De acreditar que você pode fazer a diferença e ir além dos seus sonhos? É difícil de responder, mas de alguma forma, buscamos desculpas para não irmos atrás de nosso objetivos, geralmente creditando a fatores não controláveis a razão do insucesso.

Apesar destas dificuldades a cada dia, após uma longa noite de sono, começamos do zero. Como se o sono fosse uma oportunidade que a vida nos dá de recomeçar como uma nova pessoa. Algo que só depende de nós, porém que a nossa memória tentará nos limitar em razão de experiências passadas.

Afinal, por que nos colocamos limites? Somos educados a seguir regras. Em todos os momentos da vida tentamos moldar nosso comportamento de modo a nos enquadrarmos em um modelo. Naturalmente que é compreensível que existam limites para o bom convívio em sociedade, mas no fundo, existem diversos temas em que acabamos seguindo orientações que nunca recebemos.

Estas amarras que nos colocamos servem apenas para limitar a criatividade e pensamento diferente do trivial. Gosto de pensar que não existem limites para a criatividade, para as boas ideias, para um bom argumento ou simplesmente aquela dúvida que todos tem, mas ninguém tem coragem de perguntar.

Seja um inconformado com os problemas que te cercam. Não aceite que as coisas sempre foram assim ou que você deva fazer por que alguém mandou. Discordar sem argumento é teimosia, porém com boas razões é um grande sinal de inteligência. Busque soluções diferentes, pois fazer o que você costuma fazer ou o que todos fazem, certamente não vai te diferenciar em nada.

A grande vantagem está com quem não aceita tudo o que lhe é imposto e se coloca na posição de protagonista. Aquela pessoa que entende que pode mudar o mundo ao seus redor e fazer com que sigam as suas regras. Não se trata de ser do contra, mas e questionar tudo o que pode ser feito de uma forma melhor.

Parece difícil, mas começa muitas vezes com um sonho. Aquela vontade de fazer algo grande e diferente. Uma vontade que está dentro de você, mas que precisa de uma ajuda para criar asas e sair voando. Neste sentido, sonhe alto e não se imponha limites. 

Acredite que uma das histórias de sucesso podem ser a sua. Basta crer que o seu projeto ou ideia  podem ir adiante e dedicar seus esforços que os resultados irão aparecer. Não deixe que as críticas ou fracassos te tirem do caminho. Errar faz parte do jogo e cabe a nós, após mais uma longa noite de sono, recomeçar a cada dia nossa jornada em busca daquilo que queremos.

2 comentários: