1 de outubro de 2018

Sucesso - Sorte ou Dedicação?


Por definição somos todos iguais, assim está na lei. Mesmo que pareça utópico, todos nascemos iguais e com as mesmas chances de alcançar o que for. Naturalmente que o local, a família, a condição financeira, de saúde, entre muitos outros fatores irão moldar nossos caminhos. Mesmo que existam diversos aspectos que fujam ao nosso controle, muito outros dependem somente nós mesmos.

Afinal o que diferencia uma pessoa de sucesso de uma medíocre? Será mesmo que é a inteligência? Por muito tempo pensei que esta fosse a resposta para esta pergunta. Minha crença persistiu até perceber que grande parte das pessoas se acha mais inteligente do que a média. Isso por si só já faz com que a conta não feche. Ao longo do tempo percebi que muito mais importante do que saber fazer contas ou qualquer outra habilidade que o raciocínio possa lhe prover, a vontade me parece de longe algo muito mais importante.

Existem diversas pessoas que começaram do zero, nas maiores adversidades, mas que com muita força de vontade superaram todos os obstáculos que tiveram pela frente. Não sei se por ingenuidade ou simplesmente falta de conhecimento de que o que buscavam era quase impossível. É simples assim, quando alguém determinado vai atrás do seu sonho, ele pode virar realidade. Naturalmente que não sem muito trabalho e suor, afinal que graça teria se fosse diferente?

As histórias de pessoas que conheço que se superaram, sempre estão acompanhadas de muito preparo e dedicação. Não me refiro apenas a acordar cedo, mas também planejar, ler, ler muito mesmo. Estudar me parecer ser uma condição crucial para qualquer coisa na vida. Por que tentar aprender com os próprios erros, quando temos o conhecimento de pessoas que por anos passaram pelos mesmos desafios e resolveram condensar tudo aquilo, por um valor acessível em um livro. A parte mais fantástica é que leva-se um tempo infinitamente menor para ler do que para viver cada um dos momentos ou ensinamentos.

Esqueça o padrão de estudo que você aprendeu na escola. Aquele mundo da obrigação e tarefa não vão te ajudar na vida real. Se por um lado a disciplina pode ser um ótimo trunfo, a criatividade pode ser muito mais forte, portanto, leia e desafie as ideias e conhecimentos dos outros. Gaste seu tempo lendo aquilo que você gosta, mesmo que leve tempo para descobrir o que realmente te encanta. Se ainda não encontrou, não se preocupe, cedo ou tarde a paixão por estudar vai te encontrar, basta persistir.

Fico pensando então, o que faz com que algumas pessoas fantásticas, que buscam o seu sucesso e se dedicam arduamente, não atinjam seus objetivos? Qual foi o ponto do caminho em que eles escolheram o lado errado? Quais as decisões que realmente fazem a diferença? Será que é simplesmente aleatório e a sorte rege o mundo das histórias de sucesso? Realmente eu não sei a resposta, mas afinal, quem se importa? Mesmo que me provem que é a sorte, eu jamais aceitaria nesta resposta, pois se as escolhas dependem de mim, o sucesso também deve seguir a mesma lógica.

Venda as suas ideias, a sua imagem e tudo o que os seus sonhos representam. Seja um empreendedor dos seus projetos pessoais. Aproveitem seu tempo livre para planejar os sonhos e esteja sempre aberto a ouvir e viver novas oportunidades. Caminhe passo à passo rumo aquilo que você quer e saiba que sempre haverá alguém disposto a te ajudar, mas cabe a você pedir. Lembre-se que você está no centro de toda esta história, e, como protagonista, só depende de você. 

E se falhar? Tudo bem, a estrada é longa, você terá diversas oportunidades para não repetir os mesmos erros. Foque naquilo que você quer e dê o melhor de si para chegar lá. As pessoas facilmente percebem alguém com atitude. Pense grande sempre e vá atrás dos seus sonhos que vai dar tudo certo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário