3 de março de 2018

Relatório de FEV/18 - A Hora das Commodities


Fevereiro por natureza é um mês curto. Temos o carnaval que na prática reduz ainda mais o número dias úteis, fazendo que historicamente este não seja um mês de grandes resultados para a economia. Apesar da recuperação econômica com o crescimento do PIB e redução do desemprego combinado a baixas taxas de inflação, este foi um mês com pouca expressão. 

As ações tiveram seus altos e baixos, mas o fluxo de dinheiro internacional parece estar privilegiando os papéis da bolsa com maior relevância e liquidez. Nesta linha devo comprar um pouco de VALE3 e PETR4 para expor um pouco o meu portfólio a commodities e a ações com grande liquidez na bolsa brasileira. O grande destaque, na minha visão, são os FIIs com rendimentos consistentes mensais e um bom aumento dos próprios papéis. Com o IFIX batendo seu recorde histórico, me parece que o valor dos papéis pode estar um pouco alto, porém visando o longo prazo, em MAR/18 devo fazer uma pequena compra, provavelmente de VISC11. 

As Criptomoedas parecem ser uma incógnita para o futuro, mas sigo com meu pequeno investimento e com uma curiosidade imensa para saber como este negócio irá se comportar no futuro. Por fim, sigo com uma estratégia conservadora de aplicar dinheiro novo neste momento em TD Selic e pretendo enviar mais USD 5.000 para minha conta nos USA em breve. Continuo com a ideia de ter dinheiro seguro em caso de um eventual problema econômico fora do Brasil. Acho que isto pode criar uma boa oportunidade.